GOD SAVE THE BEER.

Blog

By in Eu tomei uma... 1

JÓIA RARA ESSA CERVEJA

Para escrever o texto de hoje, fui buscar inspiração em uma cerveja que está fazendo sucesso entre os marujos curitibanos: A PÉROLA NEGRA! Esta cerveja é feita colaborativamente entre as cervejarias Ignorus Bier e Bastards Brewery, apenas um vez ao ano, no inverno. Isso porque ela é uma Russian Imperial Stout, com cacau e cereja, de 11,2% de teor alcoolico, o que a faz perfeita para os dias mais frios.

Seus sabores e aromas são intensos. As notas de chocolate invadem o nariz, a consistência quase licorosa envolve toda a boca e as cerejas dão o seu toque final trazendo notas frutadas e um pouco de acidez para equilíbrio dessa cerveja. Possui alto corpo e amargor, que se equilibra pelo dulçor das notas frutadas, achocolatadas e do álcool. Chega a ser até injusto descrever uma análise sensorial em poucas palavras, pois é uma cerveja muito complexa, que trabalha bem com a temperatura e que vai revelando diferentes sensações a cada gole.

A Pérola Negra carrega uma maldição que poucas pessoas conhecem. Na produção dessa cerveja, aconteceram vários incidentes: a tampa da panela do cozimento da cerveja quebrou, a escotilha vazou, houve um acidente de carro (nada grave, ufa) com um dos cervejeiros quando o mesmo estava indo para a produção, aconteceu um atropelamento perto do local onde estava acontecendo o lançamento e daí por diante. Mas ah, qual seria a graça de uma cerveja para piratas e marujos corajosos, se não envolvesse um pouco de emoção né?!

13912313_1156978711028699_5889121207520938389_n
O lançamento da Pérola Negra lote 2016 foi feito na God Save the Beer, num dia lindo e ensolarado de inverno, e foi um sucesso. Muitos marujos puderam a provar, inclusive uma versão que foi feita exclusivamente para o lançamento, envelhecida em amburana, que recebeu muitos elogios.

Enfim, uma joia raríssima de aroma e sabor que envolve muitas lendas e histórias. Tudo isso ao seu dispor! É só abrir uma garrafinha e deixar se envolver pelos mares misteriosos da Pérola Negra!!!


GSTB-EtiMeira 

Eti Meira

Possui graduação em História e mestrado em Patrimônio Cultural, atuava com pesquisas na área da história cultural das bebidas. Aos poucos, a paixão pelo universo das bebidas transbordou a área acadêmica e acabou se tornando profissão. Hoje é proprietária de uma distribuidora de cervejas especiais em Curitiba. Em busca constante de novidades e ávida por sabores desconhecidos, está sempre disposta a experimentar as maluquices cervejeiras que aparecem por aí. Tornou-se fã de carteirinha das cervejas ditas (injustamente) estragadas: quanto mais azeda, ou ácida, ou amarga, ou esquisita, ou inusitada, ou tudo isso junto, melhor! Essas na verdade são as que deram muito certo!!! Sour Girl é seu apelido, devido a sua outra paixão – essa vinda direto dos anos 90 – uma música da banda Stone Temple Pilots. Mas e não é que combinou certinho com o gosto que adquiriu pelas cervejas??? Era o destino!

Instagram @sour.girl e @tastebeers

Post navigation

One comment on “JÓIA RARA ESSA CERVEJA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *