GOD SAVE THE BEER.

Blog

O salmão e a belga

Qual foi minha surpresa ao ser convidado para escrever aqui, e sobre cervejas!!

Eu me considero um bebedor de cervejas desde que era permitido a venda a menores, isso la pela década de 90, mas, acredito que deixei de ser bebedor para me tornar apreciador de uns tempos pra cá. Eu ja estudei muito a respeito de vinhos, até porque minha profissão exige, aliás, uma de minhas profissões, mas a cerveja é um mundo que estou a descobrir, e, a partir de hoje, passo a dividir com vocês esta minha experiência e aprendizado.

A escolha do prato!

Como cozinheiro adepto ao movimento de que tudo que se tem na geladeira vira um grande prato, eis que abro a geladeira e me deparo com um belo salmão que havia comprado um dia antes para minha amada esposa, diga-se de passagem, o único peixe que ela come. Ao ver o peixe me lembrei do Ceviche, prato peruano muito famoso no mundo todo, porém, um pouco batido. O Tartar de salmão foi um prato que me deu muita alegria, preparei em um evento e rendeu vários elogios, fui nele, aposta certa.

E a cerveja??

Tive de recorrer ao bom e velho Dicionário da Cerveja, procurar algo que atenuasse os sabores ocultos no simples prato de quatro simples ingredientes, cheguei na conhecida Weiss. Não queria já escrever sobre ela, é minha paixão, deixa ela pra depois. Eis que me deparo com a frase: “I’m Blond, what’s your excuse?” a respeito de uma cerveja. Escolhi a Jokers Blondelicious.

O veredito!!

Frase de impacto, boa aposta, essa Blond Ale caiu como uma luva e fez com que os detalhes do prato criassem uma harmonia perfeita em boca, onde todos os sabores tinham seu lugar garantido, seja no equilíbrio entre o dulçor e amargor da Blond, a suavidade do salmão fresco, o doce do pepino e o defumado do gergelim.

A cerveja não é filtrada mas isso não deixa nada a desejar, alias, esta é um boa característica para cervejas que harmonizam bem com peixes, cordeiro e carnes vermelhas.

E aí, quer fazer este tartar de Salmão para acompanhar sua Jokers Blondelicious? a receita está aqui no meu site: www.umapitadadesal.com.br

Até a próxima!!

Post navigation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *