GOD SAVE THE BEER.

Blog

Pinhão, alcool e queijo forte

Em tempos de pinhão, Curitibano sempre procura receitas para esta iguaria típica paranaense.

São centenas, talvez milhares delas em tudo o que é jornal, revista, site, blog, panfleto espalhado pela cidade.

Curitibano também ama cozinha italiana e sem duvida, o mais famoso prato na cidade é o Risoto, aquele feito como manda a regra, com caldo feito em longas horas de cocção, arroz arbóreo e manteiga de primeira. Bom, nós também gostamos – talvez menos – daqueles feitos com sobras de frango que tem nuns restaurantes famosos da cidade.

Enfim, para a harmonização do mês eu procurei alguma cerveja feita de pinhão, descobri uma paranaense mas que, tem produção bem limitada não consegui encontrar, fui procurar pela família dela, que é uma Strong Ale no mais autentico estilo Americam Barley Wine. Então a escolhida foi a Solstice d’Hiver  da Canadense Dieu du Ciel.

Cerveja de cor marrom com tons avermelhados, tem forte aroma de frutas, o que harmoniza muito bem o amadeirado do pinhão, também é possível sentir o caramelo queimado, típico desta cerveja.

Pinhao

Os tons frutados e o caramelo deram destaque ao queijo forte que usei no risoto. O sabor amadeirado da extração do caldo para o cozimento do risoto juntamente com o amadeirado forte da cerveja trouxeram uma boa harmonização com o pinhão, enriqueceu a receita e fez este humilde cozinheiro e sua esposa muito felizes.

Quer aprender a fazer o meu risoto de pinhão, veja no meu site, clicando aqui!

 


GSTB-IlicilhoNetto-100x100 Ilicilho Neto

Trabalha com segurança da informação, mas estudou gastronomia no Espaço Gourmet e fez especialização na Universidade Positivo, atua como Personal Chef e vai estrear o programa Uma Pitada de Sal na TV, onde ensinará receitas e dicas gastronômicas. Fotógrafo com especialização em gastronomia, gosta de registrar os melhores pratos dos grandes restaurantes. Sites: www.umapitadadesal.com.br e www.fotogastronomia.com


Post navigation

One comment on “Pinhão, alcool e queijo forte

  1. Uma combinação de deixar a piazada com água na boca… Vou tentar fazer em casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *