Para escrever o texto de hoje, fui buscar inspiração em uma cerveja que está fazendo sucesso entre os marujos curitibanos: A PÉROLA NEGRA! Esta cerveja é feita colaborativamente entre as cervejarias Ignorus Bier e Bastards Brewery, apenas um vez ao ano, no inverno. Isso porque ela é uma Russian Imperial Stout, com cacau e cereja, de 11,2% de teor alcoolico, o que a faz perfeita para os dias mais frios.

Seus sabores e aromas são intensos. As notas de chocolate invadem o nariz, a consistência quase licorosa envolve toda a boca e as cerejas dão o seu toque final trazendo notas frutadas e um pouco de acidez para equilíbrio dessa cerveja. Possui alto corpo e amargor, que se equilibra pelo dulçor das notas frutadas, achocolatadas e do álcool. Chega a ser até injusto descrever uma análise sensorial em poucas palavras, pois é uma cerveja muito complexa, que trabalha bem com a temperatura e que vai revelando diferentes sensações a cada gole.

A Pérola Negra carrega uma maldição que poucas pessoas conhecem. Na produção dessa cerveja, aconteceram vários incidentes: a tampa da panela do cozimento da cerveja quebrou, a escotilha vazou, houve um acidente de carro (nada grave, ufa) com um dos cervejeiros quando o mesmo estava indo para a produção, aconteceu um atropelamento perto do local onde estava acontecendo o lançamento e daí por diante. Mas ah, qual seria a graça de uma cerveja para piratas e marujos corajosos, se não envolvesse um pouco de emoção né?!


O lançamento da Pérola Negra lote 2016 foi feito na God Save the Beer, num dia lindo e ensolarado de inverno, e foi um sucesso. Muitos marujos puderam a provar, inclusive uma versão que foi feita exclusivamente para o lançamento, envelhecida em amburana, que recebeu muitos elogios.

Enfim, uma joia raríssima de aroma e sabor que envolve muitas lendas e histórias. Tudo isso ao seu dispor! É só abrir uma garrafinha e deixar se envolver pelos mares misteriosos da Pérola Negra!!!