Olá caros leitores! A cerveja sobre a qual eu vou escrever dessa vez é da cervejaria curitibana Bodebrown, uma das queridinhas aqui do blog. A escolhida foi a Saison Apricot Tonight.

Acho que não é mais necessário entrarmos nos méritos explicativos do que é o estilo saison: aquela historinha de que esse estilo nasceu nas fazendas belgas, com ingredientes rústicos, feita de forma artesanal, para servir de alimento… imagino que quase todos já ouviram isso em algum papo cervejeiro por aí. Hoje as cervejarias e cervejeiros que produzem saisons revelam muito mais do que isso. Tentam manter essa característica rústica e artesanal, mas se arriscam em várias novas receitas, adicionando frutas, especiarias e fermentos diversos. Uma dança entre as técnicas e ingredientes modernos e antigos, da qual sou grata de poder aproveitar.

 

A Saison Apricot Tonight é um exemplo disso. Uma cerveja leve, de 6,5% de teor alcóolico, com notas frutadas, fermento belga, cor clara e com leve turbidez, e como obviamente se deduz pelo rótulo, leva adição de damasco. É uma cerveja apropriada para o verão, segundo a recomendação da própria cervejaria, em seu rótulo, mas quis tomá-la nesse friozinho delícia de Curitiba, porquê… ah, sei lá porque, porquê sim ué! (porquê sim não é resposta!)

As suas notas frutadas, em minha humilde opinião, é a característica que mais se destaca. Apesar do damasco ser muito presente, notas de pêssego se apresentam com bastante intensidade também. De sabor levemente adocicado, mas de final seco, creio eu que deve harmonizar muito bem com frutos do mar, carnes brancas leves e algumas sobremesas que levam frutas amarelas não cítricas (chefs e harmonizadores de plantão, me corrijam se eu estiver falando besteira… estou escrevendo aqui o que o meu estômago e cérebro mandaram enquanto degusto essa cerveja).